Jorge Marinho - Médico Estomatologista
Perfil Pessoal  
Reabilitação Buco-Maxilo-Facial  
Reabilitação Dentária em Oncologia  
Implantes Dentários
Testemunhos e Imprensa  
Contatos  






Implantes Dentários

Perguntas frequentes
Tipos de Implantes
Vantagens
Casos Clínicos

Uma introdução aos diferentes
tipos de implantes

Existem dois tipos principais de implantes dentários baseados na sua geometria:

  Implante de Hexágono Externo (HE)
  Implante de Hexágono Interno (HI)


Para além das diferenças de carácter mecânico, os implantes distinguem-se pelo comportamento no osso humano, especialmente ao cabo de 5 anos em função. É mais ao menos após este tempo que começam a surgir os problemas que derivaram de uma má escolha dos implantes a utilizar.


Implante de Hexágono Externo
Os implantes de hexágono externo foram os primeiros a aparecer no mercado, e caracterizam-se pela facilidade de colocação e pela multiplicidade de acessórios para utilização na prótese, o que permite uma grande variedade de soluções clínicas. A desvantagem principal reside na concentração das forças à volta do colar cervical do implante facilitando o processo de retracção óssea com consequente exposição das espiras.


Os implantes de hexágono interno, foram introduzidos no mercado alguns anos mais tarde com algumas vantagens sobre os implantes de HE, pois o seu comportamento em osso humano de baixo teor mineral (classificado como tipo II, III, etc) é superior ao HE, porque distribui melhor as forças quando em carga mastigatória.

Implante de Hexágono InternoImplante de Hexágono Interno


Conclusão
A escolha dos implantes a utilizar, deve ser deixada ao clínico que os vai colocar, pois da correcta avaliação do caso clínico irá depender um bom resultado estético e funcional em regime imediato e duradouro.


 

voltar  

Design: Exemplaria
© 2012 Jorge Marinho